CIPA é a abreviação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, esta comissão é um instrumento que os trabalhadores têm para tratar da prevenção de acidentes no trabalho, das condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. Exemplo: Quando o auxiliar de limpeza está lavando uma área, deixando-a escorregadia, antes que alguém passe e não perceba o piso molhado, coloca-se uma placa de aviso isolando o local molhado até que seque, evitando assim futuros acidentes. Este exemplo é uma simples explicação de como funciona a CIPA, esta comissão irá avaliar os riscos encontrados no ambiente de trabalho e tomará providências para que não haja acidentes futuros causados por uma situação prevista.
.
.
A CIPA originou-se no Brasil em 1944 e fará 67 anos de exitência no dia 10 de novembro de 2011 e surgiu a partir do momento em que a sociedade e alguns empresários detectaram a necessidade de se fazer alguma coisa para prevenir acidentes, mas esta necessidade já foi sendo detectada pelo mundo há muito tempo atrás. A informação mais antiga sobre a preocupação com a segurança do trabalho está registrada num documento egípcio, onde é descrito as condições de trabalho de um pedreiro. Também no Egito, no ano 2360 a.C., uma insurreição geral dos trabalhadores, deflagrada nas minas de cobre, evidenciou ao faraó a necessidade de melhorar as condições de vida dos escravos. A prevenção só foi tomando espaço cada vez maior no mundo a partir da 1ª Guerra Mundial, a idéia de uma legislação trabalhista internacional surgiu com o resultado das reflexões éticas e econômicas sobre o custo humano da revolução industrial. A criação de uma organização internacional para as questões do trabalho baseou-se em argumentos como as condições injustas, difíceis e degradantes de muitos trabalhadores e, politicamente falando, o risco de conflitos sociais ameaçando a paz.
.
.
Abaixo um trecho do filme de Charlie Chaplin - Tempos Modernos - o qual relata uma das rotina dos trabalhadores e a consequência da repetição do trabalho. A partir de casos como o exemplificado no filme, que empresários e a sociedade passaram a dar a atenção devida aos trabalhadores e as suas condições de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário